Alt+Shift+c Ir para o conteúdoAlt+Shift+m Ir para o menuAlt+Shift+b Ir para a buscaAlt+Shift+f Ir para o roda-pé

Prefeito

Elias Gomes
Foto do prefeito Elias Gomes

Elias Gomes da Silva nasceu em 08/12/1951, no Engenho Buranhém, em terras do município do Cabo de Santo Agostinho. Grande parte da sua juventude residiu no Distrito de Ponte dos Carvalhos, casando-se posteriormente nesta mesma localidade. Concluiu o Curso Técnico em Contabilidade, tornando-se um profissional exemplar e atuante. Lecionou em vários colégios do município, entre eles, o Colégio Normal Santo Agostinho. Como homem público, sempre foi conhecido por sua competência, honestidade, experiência e dedicação. Elias conquistou prêmios em várias áreas, todos consequentes de seu trabalho sério como gestor. Hoje Elias Gomes é prefeito da 2º maior cidade de Pernambuco, Jaboatão dos Guararapes.

A carreira política de Elias começou cedo, em 1976 foi eleito o vereador mais votado da história política do Cabo, destacando-se em defesa das lutas populares e estimulando as organizações sociais.

Em 1982 Elias chega pela primeira vez ao Executivo, foi eleito prefeito do Cabo de Santo Agostinho, destacando-se neste primeiro mandatos (1983 a 1988) pela realização de uma gestão democrática e participativa. Sua gestão no Cabo credenciou Elias e evidenciou sua competência e coragem para enfrentar e solucionar os problemas do povo.

Depois de cumprir seu mandato no Cabo, Elias é eleito Deputado Estadual pelo PMDB, em 1990. Em sua atuação parlamentar Elias destacou-se por manter um diálogo aberto e propositivo, sendo, inclusive, premiado com o Troféu Leão do Norte, por suas ações em defesa da cultura e do desenvolvimento de Pernambuco.

Administrando o Arquipélago de Fernando de Noronha, em 1994, Elias mostrou mais uma vez sua competência e determinação como gestor. Durante a sua administração, foi realizada a 1ª Eleição da história daquele Arquipélago, sendo implantado o seu 1º Parlamento Distrital. Elias também pensou no desenvolvimento da área, realizando o 1º Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável, com ampla participação de todos os segmentos sociais.

Em 1996 Elias Gomes volta a comandar sua cidade natal, sendo eleito novamente prefeito do Cabo de Santo Agostinho, cargo para o qual foi também reeleito em 2000. Foi a partir deste período que o Cabo de Santo Agostinho entrou na rota do desenvolvimento, tornando-se a cidade promissora que é hoje.

Comandando o Cabo de Santo Agostinho, Elias Gomes consolidou sua marca de gestor honesto, competente e comprometido com o povo. O Cabo de Santo Agostinho tornou-se o primeiro município do Brasil a ter 100% de suas crianças em idade escolar na sala de aula. Pelo seu compromisso e pela atenção dada à educação, Elias Gomes recebeu do UNICEF o título de Prefeito Amigo da Criança.

Foi com Elias Gomes que o Cabo avançou e desenvolveu. Sua gestão, sempre moderna, pensando no futuro, lhe garantiu o prêmio de Prefeito Empreendedor, do Sebrae, com a construção do Mercadão. O empreendimento organizou a antiga feira livre num espaço que se transformou em polo de lazer e é um dos cartões postais da cidade.

Na saúde o Cabo também foi destaque. Elias Gomes reduziu em mais de 60% a taxa de mortalidade infantil e com o programa Saúde em Casa, levou atendimento médico para os lares de mais de 100 mil cabenses, o equivalente a mais de dois terços da população, na época.

Após concluir seus dois mandatos consecutivos de prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Elias Gomes foi nomeado Secretário Estadual de Justiça e Direitos Humanos pelo então governador Jarbas Vasconcelos. Hoje Elias é Prefeito do Jaboatão dos Guararapes pelo segundo mandato.

Gabinete do Prefeito

Chefe de gabinete do prefeito

José Ambrósio Santos
Edifício Palácio da Batalha - Avenida Barreto de Menezes, 1648 - Prazeres
Fone: 81 3476-6083
E-mail: ambrosiosantos@gmail.com

Voltar para a página anterior