Alt+Shift+c Ir para o conteúdoAlt+Shift+m Ir para o menuAlt+Shift+b Ir para a buscaAlt+Shift+f Ir para o roda-pé

Jaboatão Notícias

21/10/10 | Por: Mônica Gominho, em PrefeituraTamanho do texto: A-A+
Caminhada celebra Dia Mundial do Idoso

Mais de 25 grupos da terceira idade de Jaboatão participaram da passeata

Faixas, bolas coloridas e muita alegria fizeram parte da caminhada comemorativa, desta quinta-feira (21), em alusão ao Dia Internacional do Idoso e o aniversário nacional do Estatuto do Idoso, datas celebradas no último dia 1 de outubro. Mais de 25 grupos da terceira idade em parceria com representantes da Prefeitura se reuniram na sede da Regional Jaboatão Centro, e seguiram em marcha até a Casa da Cultura. A sensibilização visa alertar a sociedade quanto aos direitos instituídos por lei aos idosos, e também solicitar o apoio ativo da população para o cumprimento dessas normas.

Com o cumprimento das ações solicitadas no ato de 2009, ao final da caminhada, o vice-prefeito Edir Peres, recebeu das mãos dos representantes dos grupos de convivência e de longa permanência da terceira idade, novos pedidos de ações direcionadas a melhoria de vida dos idosos. Uma das iniciativas já conquistadas por eles foi a isenção do IPTU aos idosos acima de 65 anos, com renda de até dois salários mínimos e que tenham imóvel no valor de no máximo R$ 35 mil, dentre outras iniciativas. Além da ampliação dos convênios disponibilizados pelo Governo Municipal aos abrigos Cristo Redentor e Santa Luzia, entre outras. Para Elizabete Ramos, de 55 anos, integrante do Grupo Longa Vida, a isenção representou um beneficio bastante significativo. “Isso já trouxe muitas melhorias a vida de vários idosos”, disse Ramos.

No documento deste ano, estão sendo ressaltadas questões como a agilidade das obras de construção das academias da cidade, que alcançará as seis Regionais; a gratuidade do acesso aos transportes coletivos e alternativos para os idosos a partir de 60 anos; a implantação de uma delegacia especial e a criação de uma Promotoria exclusiva da pessoa idosa; além da promoção de campanhas permanentes educativas sobre os direitos dos idosos. Participante há mais de 17 anos do evento, Sandra Maria Luna, 53 anos, que faz parte do grupo Loreto em Ação, mostrou-se animada antes mesmo da caminhada iniciar. No compasso do maracatu, ela frisou a importância do ato como uma forma de todos, mesmo sem participar, “conhecer os nossos direitos e nos apoiar nesta luta”.

De acordo com a presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa e coordenadora da Proteção Social Básica da Prefeitura, Maria José Santos, a reivindicação tem o intuito de unir o governo e a sociedade na construção de políticas públicas que atendam as necessidades dos idosos. “É um grito de alerta e pedido de ajuda para o cumprimento efetivo do que está de fato assegurada por lei”, ressaltou Maria José Santos.

A caminhada foi animada também pelo grupo de percussão do Projovem Adolescente, que embalou a música em homenagem ao ato e possibilitou ainda um momento de festa com apresentações culturais promovidas pelos grupos da terceira idade. Em Jaboatão existe um cadastro com mais de 37 entidades que atendem ao idoso.

Enviar notícia por e-mail

Preencha os campos abaixo para enviar sua mensagem: