Alt+Shift+c Ir para o conteúdoAlt+Shift+m Ir para o menuAlt+Shift+b Ir para a buscaAlt+Shift+f Ir para o roda-pé

Jaboatão Notícias

rss
07/09/13 | Por: Rose Albuquerque, em Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e SustentabilidadeTamanho do texto: A-A+
É verão em Jaboatão

Diversas ações estão sendo realizadas para garantir segurança e lazer aos banhistas

Sol, mar, praia e feriado: uma combinação perfeita para aproveitar com a família e com os amigos. E ainda mais quando este dia marca a abertura oficial do verão. Diante disso, a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, aproveitou este 7 de setembro para lançar o Projeto Praia Viva, que tem como objetivo oferecer diversos serviços à população e aos turistas, para que todos aproveitem melhor a praia.

Para o casal Fábio, metalúrgico, e Patrícia, operadora de produção, a praia é sempre uma boa opção para aproveitar o feriado. “Somos de Jaboatão Centro. Dificilmente vimos à praia, e quando vimos é para este trecho de Piedade. Gostamos de caminhar, apreciar o mar e estamos ansiosos para ver o novo trecho que recebeu a engorda. Já dá pra ver daqui como a paisagem mudou. Muito bom. Será mais espaço para a nossa caminhada e para quem gosta de praia”, comemoraram.

REORDENAMENTO

Este ano, além de oferecer mais espaço aos banhistas e turistas, com a obra de engorda da orla do município, a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes também iniciou o programa de reordenamento de todo o espaço litorâneo. Isso significa mais lazer e segurança a todos. Além disso, outras ações que já eram desenvolvidas pelo município estão dando continuidade.

“O grande passo foi dado, que foi a execução do projeto de engorda da praia. Agora estamos trabalhando para reordenar a orla. Entre as ações estão a divisão da orla em quatro polos: verde (1); amarelo (2); azul (3) e vermelho (4). Outra ação é o cadastramento dos comerciantes fixos e dos ambulantes. Com isso, poderemos organizar o funcionamento e o comércio na praia”, explicou Advaldo Campelo, coordenador da Gestão de Orla de Jaboatão dos Guararapes.

O coordenador ainda contou que serão entregues kits aos comerciantes para o controle do número de cadeiras e mesas na praia. “Estamos no início dessa operação. Mas queremos limitar o número de mesas e cadeiras para facilitar o acesso à praia. Por isso vamos entregar kits aos comerciantes contendo cadeiras, mesas, espreguiçadeiras e sombrinha. Além disso, vamos delimitar o espaço para que o banhista que trouxer seu kit de casa, tenha espaço para isso”, afirmou.

SAÚDE 

O trabalho de reordenamento da praia é integrado. A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância em Saúde aproveitou o dia para fazer a fiscalização dos comerciantes. “Já foi feito um trabalho educativo junto aos comerciantes e ambulantes cadastrados. Hoje estamos fiscalizando a atuação deles, pois é possível comercializar sim alimentos na praia, mas é proibida a manipulação de alimentos na areia praia”, esclareceu Pauliane Barreto, coordenadora da Vigilância Sanitária. “Caso a gente encontre irregularidades, é feita a apreensão do material”, completou.

A ambulante Sandra Gleice, que trabalha na praia há 10 anos, aprovou a iniciativa. “Nós concordamos com todo esse trabalho da Prefeitura, pois a gente que trabalha aqui há tanto tempo, vendendo escondidinho, vendemos o produto como é recomendado, mas tem muitos que preparam alimentos de todo jeito. E assim não está certo”, relatou a comerciante que mora em Cajueiro Seco.

ANJOS DA GUARDA

Pulseiras para todas as crianças: azul para os meninos e laranja para as meninas. Mas não se trata de qualquer pulseira. Nela, estão contidas informações que podem salvar vidas: nome da criança, idade, telefone de contato do responsável e o telefone de contato da Guarda Municipal de Jaboatão dos Guararapes. Essa ação é denominada “Anjos da Guarda”, desenvolvida pelo Grupamento de Apoio ao Turista (GAT), há sete anos. E a pulseira não sai na água.

“É muito comum as crianças se perderem de seus responsáveis. Especialmente em locais como este, com muita gente e onde a criança pode sair sem serem percebidas. Por isso, todos os anos estamos com esse projeto. Apenas no ano passado, distribuímos cerca de 6,5 mil pulseiras. Foram, aproximadamente, 40 crianças identificadas”, detalhou o coronel Dilson Galvão, gerente da Guarda Municipal.

Para a Geisa Natália, 20 anos, mãe de Ana Clara, 03 anos, a ação dá um pouco mais de segurança. “Fico de olho nela 24 horas por dia. Mas caso aconteça algo, sei que ela está com a pulseira, daí dá um pouco mais de segurança”, contou a jovem.

Durante a operação, que também conta com o apoio do Conselho Tutelar do município, com os bombeiros e com a Polícia Militar, crianças de até 12 anos de idade recebem a pulseira e os responsáveis recebem panfletos contendo orientações, caso as crianças se percam. O posto de identificação fica na Praça Frei Luciano Andrade, em frente à Igrejinha de Piedade. “Também temos guardas do GAT que circulam por toda a orla, para verificar se há algo de errado. A nossa expectativa é expandir esses postos para mais quatro pontos”, destacou Manassés Leite, gerente do GAT.

ORIENTAÇÃO

Além dos bombeiros, que estão sempre de prontidão, orientadores do Instituto Oceanário de Pernambuco estão fazendo rondas na orla das praias de Piedade, Candeias e Barra de Jangada, para prevenir os ataques de tubarão. De acordo com os orientadores, além de estar atento às placas que indicam quais são os locais de risco, os banhistas devem evitar água na área da cintura e águas turvas (escuras). O grupo não apenas observa como também adverte, caso alguém esteja descumprindo as recomendações.

CULTURA

Praia também combina com música e dança. Pensando nisso, a Secretaria Executiva de Cultura e Patrimônio Histórico de Jaboatão dos Guararapes aproveitou a ocasião para reunir diversos grupos de capoeiristas na Praça Frei Luciano Andrade, em frente à Igrejinha de Piedade. Os grupos Axé Liberdade; Força Capoeira; Associação Bela Arte; Caymã; e Brazambuco estiveram presentes.

“Costumamos nos reunir aqui sempre no 2º domingo de cada mês. Nosso objetivo é divulgar a cultura da capoeira e proporcionar um momento de lazer para o banhista. Pois eles, além de pararem para assistir, também entram na roda”, contou Tiago Santana “Cajueiro”, instrutor do Grupo Força capoeira.

ANIMAIS

O Grupamento de Apoio ao Meio Ambiente, em parceria com a Vigilância Ambiental, também estão atuando na orla de Jaboatão dos Guararapes. O objetivo é orientar aos banhistas quais tipos de animais podem circular na orla, os locais e como isso pode ser feito. O trabalho dos agentes é baseado na Lei Municipal Nº 258, de 2010, que proíbe a circulação de animais na areia da praia. Apenas no calçadão é permitido e com as devidas recomendações, como o uso de coleira e guia, para animais de pequeno porte; e coleira, guia e focinheira, para os de grande porte. As fezes dos animais também são de responsabilidade do dono. 

Enviar notícia por e-mail

Preencha os campos abaixo para enviar sua mensagem:

Últimas notícias