Alt+Shift+c Ir para o conteúdoAlt+Shift+m Ir para o menuAlt+Shift+b Ir para a buscaAlt+Shift+f Ir para o roda-pé

Jaboatão Notícias

rss
22/02/13 | Por: Márcio Santana, em Secretaria Municipal de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento EconômicoTamanho do texto: A-A+
IFPE de Jaboatão será instalado no Centro

Projeto de lei que efetivará doação de terreno está em tramitação na Câmara de Vereadores

Um importante passo para a instalação de uma nova unidade do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) em Jaboatão dos Guararapes foi dado recentemente. É que técnicos da instituição educacional aprovaram o terreno doado pela Prefeitura para a construção do novo espaço, localizado, as margens da rodovia PE-07, em Jaboatão Centro.  O terreno, que compreende uma área de 37.579 m2 e perímetro de 797,78m, o equivalente a quatro hectares, pertencente à Usina Bulhões e será desapropriado através de um projeto de lei, já em tramitação na Câmara de Vereadores.

Na tarde da última quinta-feira (21/02), representantes da Prefeitura e do IFPE dialogaram sobre ajustes a serem realizados para a instalação do novo campus. “No prazo de 15 dias, iremos começar o projeto para a execução dos serviços de terraplenagem, que concluído, dará margens para a elaboração do projeto arquitetônico da futura escola técnica. Após essa etapa, serão iniciados os serviços de terraplenagem, que terão um prazo de 70 dias para sua finalização. A previsão é que a licitação da construção do novo campus ocorra no segundo semestre deste ano”, destacou Luiz Carlos Matos, secretário executivo de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Jaboatão.

Ainda segundo Matos, a expectativa é que o novo espaço atenda inicialmente 500 estudantes, nos turnos da manhã, tarde e noite e que o Campus seja inaugurado em 2014. De acordo com Cláudia Sansil, reitora da IFPE, os cursos a serem ofertados no local serão definidos após uma pesquisa de mercado, que será realizada por uma empresa especialista do segmento. “O fato é que serão ofertados cursos do Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC)”, afirmou. 

"Essa ação é de grande importância para a cidade, já que a unidade oferta educação profissional e tecnológica em diferentes modalidades de ensino, equiparando-se às universidades federais”, destacou o procurador geral de Jaboatão, Henrique Leite, explicando que logo que Jaboatão foi selecionado para sediar uma unidade do IFPE a Prefeitura passou a identificar o terreno apropriado a ser cedido como contrapartida.

O município já conta com a Escola Técnica Estadual – Maximiano Accioly Campos, localizada no bairro de Engenho Velho. A unidade educacional oferece cursos nas áreas de logística e rede de computadores e beneficia um quantitativo superior a 476 estudantes.  Atualmente, o IFPE conta com nove campus distribuídos em todo o Estado. O decreto municipal (nº11/2013) que visa a desapropriação do terreno foi publicado na última quarta-feira (20) no Diário Oficial do município.

Enviar notícia por e-mail

Preencha os campos abaixo para enviar sua mensagem:

Últimas notícias