Alt+Shift+c Ir para o conteúdoAlt+Shift+m Ir para o menuAlt+Shift+b Ir para a buscaAlt+Shift+f Ir para o roda-pé

Jaboatão Notícias

13/03/13 | Por: Bruna Borges, em Secretaria Municipal de Políticas Sociais IntegradasTamanho do texto: A-A+
Jaboatão inicia formação dos professores para o PNAIC

Município aderiu ao programa de alfabetização na idade certa do governo federal

Com o objetivo de alfabetizar todas as crianças até oito anos de idade, o município do Jaboatão dos Guararapes aderiu o Programa Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). No próximo sábado (16), acontecerá a primeira formação continuada para um grupo de educadores, das 8 às 17h, no Colégio Pentágono, localizado Rua Aarão Lins de Andrade, nº 733, em Piedade. No total serão 665 professores alfabetizadores dos 1º, 2º e 3º. O segundo grupo terá a formação no dia 23 de março.

De acordo com o secretário Executivo de Educação, Francisco Amorim, a educação é prioridade da gestão. “Seremos o primeiro município a iniciar a formação de todos os educadores no prazo estipulado pelo MEC. Cada vez mais estamos desenvolvendo ações com o intuito de melhorar a qualidade de ensino na cidade”, disse. O curso presencial é de 200 horas por ano, baseado no Programa Pró Letramento, já os professores que serão os orientadores dos alfabetizadores terão formação especifica pela Universidade Federal de Pernambuco.

Os professores participantes da formação receberão do MEC uma bolsa mensal de R$ 200, para ajuda de custo com alimentação e transporte. No entanto, o auxilio não será repassado a tempo para essa primeira formação, porém o município arcará com o almoço para esse encontro.

PNAIC – Iniciativa implantada esse ano pelo Ministério da Educação partiu dos dados levantados do Censo 2010, onde contatou que mais de 15% das crianças em idade escolar não sabem ler e escrever. O objetivo é que 100% das crianças sejam alfabetizadas. O governo federal aportará incentivos financeiros e assistência técnica e pedagógica.

As datas das formações por escolas estão disponíveis no portal da Secretaria Executiva de Educação, no link http://see.jaboatao.pe.gov.br/wordpress/?p=57

Enviar notícia por e-mail

Preencha os campos abaixo para enviar sua mensagem: